"The future belongs to those who believe in the beauty of their dreams". (Eleanor Roosevelt)



Pages

Este espaço foi criado com o objetivo de organizar 'ao menos parte' as nossas fontes de informações para o tema "Imigração" tão bem como proporcionar a comunicação com outros imigrantes - ou mesmo com aqueles que apenas compartilham interesses no tema imigração! Somos um casal que, buscando aprofundar nossos conhecimentos acadêmicos, fomos (felizmente) levados a planejar nosso estabelecimento como imigrantes em Halifax, Nova Scotia. O Canadá tem sido uma importante fonte de pesquisa durante toda a nossa graduação e, desde de 2002 mantemos um grande interesse em algumas linhas de pesquisa desenvolvidas na Dalhousie. Dessa forma, após termos também residido previamente naquele país, decidimos ingressar em nossas pós-graduações utilizando para isso o status de residente permanente, visto as vantagens que este último pode nos proporcionar em relação ao status anterior. Imigrar para outro país nos tempos atuais quase sempre significa muito tempo despendido em pesquisas e muito planejamento e, apesar da quantidade de informações disponíveis para 'potenciais imigrantes' e também da facilidade de acesso às mesmas, este é um processo que freqüentemente 'deixa inseguro' até mesmo os mais bem preparados. Afinal, imigrar sempre foi e provavelmente sempre será um projeto desafiador. Entendemos a importância de tal projeto e, visto que muitos compartilham deste mesmo objetivo, decidimos criar este espaço para proporcionar de forma simples a comunicação com outros imigrantes. Disponibilizamos aqui algumas informações a respeito do andamento do nosso processo de imigração. Aqueles que compartilham dos mesmos interesses e queiram nos contactar, por favor sintam-se a vontade. Se pudermos ajudar, faremos com prazer. Abraços a todos.
.
.

Thursday, July 8, 2010

"Paciência e persistência realmente devem ser a chave para o sucesso!"

Olá a todos. Como estão? Preocupados com as mudanças no processo FSW e angustiados pela falta de notícias a respeito dos processos em andamento no Consulado?! Bem... se a resposta for sim... também estamos assim! Gostaríamos de estar postando novidades mas, infelizmente, pouco têm ocorrido desde que enviamos nossa documentação ao consulado em 04/Março. Já se foram mais de 4 meses desde então e...estamos começando a nos preocupar a respeito do início de nossos cursos por lá. Não gostaríamos de ter que iniciá-los utilizando uma Permissão de estudos... pois além das limitações impostas por esse tipo de status... teríamos que desembolsar um valor 2.5 vezes maior (para o pagamento do curso) se comparado àqueles pagos por residentes do país. Mas, enfim, não há nada que possamos fazer no momento. Temos mesmo que aguardar alguma comunicação por parte do consulado!

Como previa-se, novas regras foram impostas ao processo FSW e, desta vez, sem aviso prévio! Exatamente como esperado, essas mudanças foram informadas ao público 'como tendo efeito imediato', de forma  a evitar a correria de última hora para a realização de aplicações pela regra anterior, o que aumentaria ainda mais o influxo de processos pendentes. Após a mudança, além da redução da quantidade de profissões elegíveis, estudantes e trabalhadores estrangeiros no Canadá a mais de ano não podem mais se candidatar através do processo FSW por estar este coincidindo respectivamente com o funcionamento dos programas de imigração 'Canadian Experience Class' e 'Provincial Nominee'. Todas essas mudanças, por fim, vieram eliminar o modelo de aplicação simplificada, que era vigente desde 2007. Dessa forma, novos candidatos a partir de 26 de junho de 2010 devem enviar toda a documentação no momento da aplicação. Outras mudanças como limitação da quantidade de aplicações recebidas anualmente pelo CIO e nas regras de comprovação de proficiência em inglês/Francês também foram introduzidas.
No entanto, apesar de aparentemente pouco observado, existe um lado bom proveniente de todas essas mudanças no processo. Além de um possível  aumento na velocidade de avaliação dos processos a partir de 26/junho/2010, o Canadá da sinais de que haverá constante mudanças na lista de profissões elegíveis, ocorrendo atualizações anuais ou, sempre que houver mudanças significativas nas profissões em demanda.
A todos aqueles que foram pegos de surpresa pelas novas regras, vale a pena uma observação atenta nas descrições do noc, pois pode haver aberturas nas classificações das profissões onde, em algumas situações, uma ocupação pode se encaixar em mais de um código noc. Além disso há sempre as opções de se aplicar utilizando os outros processos de imigração como o Canadian Experience Class, Provincial Nominee ou Skilled Worker de Quebec além do fato de que ainda há a possibilidade de que a sua profissão seja inserida na listagem de profissões elegíveis.

Por fim, desejamos boa sorte a todos e, vamos torcer para que tudo ocorra bem e para que possamos receber uma comunicação do consulado muito em breve! Abraço a todos.

3 comments:

  1. Oi Denver e Tábata,

    Eu tb estou no aguardo da solicitação dos exames médicos e tudo parece uma eternidade!

    Torço que tudo dê certo p/ vcs e que logo comece as requisições p/ próxima etapa.

    Sucesso,
    Rafa

    ReplyDelete
  2. Hi, there,

    First time I see people targeting Nova Scotia.
    Any interest in the culture of the Highlands? Piping, for example?

    Best of luck to you!!

    ReplyDelete
  3. Olá!
    Sejam bem vindos ao nosso Blog.
    Que bacana, vocês serem de Vitória, moram aonde?
    Não conhecemos ninguém daqui que está aplicando o processo.
    Ainda não demos entrada no nosso, pois estamos aguardando uma declaração da Faculdade, que terei só depois da apresentação do TCC...
    Pelo que vi, o processo de vocês está bem adiantado, estão aguardando o pedido de exames, neh?!
    Você tem o contato da Maura, Consulado Canadense em SP? Ela deu informações sobre o processo de uns amigos de PE. Caso queiram o telefone dela, me falem que passamos pra vocês. Ela é super simpática e disponível...
    Abç.

    ReplyDelete


"Wheresoever you go, go with all your heart". (Confucious)
"Lord, grant that I may always desire more than I accomplish". (Michelangelo)
"Deliberation is the work of many man. Action, of one alone". (Charles De Gaulle)
"We will either find a way, or make one". (Hannibal)
"We are not creatures of circunstance, we are creator of circunstance". (Benjamin Disraeli)